Escola Livre de Filosofia
“O pássaro de Minerva alça vôo ao entardecer”
O Corujão é uma escola livre de Filosofia(1). A escola é proposta e mantida por estudantes de Filosofia(2). O Corujão é o confronto da academia com a cidade(3). O curso-gratuito é o meio de realização da escola(4).
1- O Corujão é uma Escola no sentido clássico, que visa não a transmissão, mas a construção do conhecimento. Como Escola, não reproduz meramente a técnica da academia, embora sejamos herdeiros da Filosofia universitária brasileira.
2- A escola se organiza por meio de um Comitê aberto, formado por estudantes de graduação e pós-graduação e alunos da própria escola. O Comitê propõe e avalia as propostas de cursos de acordo com a presente Carta e com o perfil dos alunos. Apenas o Comitê reunido responde pelo Corujão.
3- O espaço da escola é a universidade e a cidade. Na universidade pública, cada vez mais espaço de uma minoria privilegiada, nosso objetivo é que a cidade a ocupe para que assuma seu caráter público. A cidade, por sua vez, vazia política e culturalmente, onde a única cultura existente assume a forma mercadoria nos shoppings e demais espaços da elite, é o lugar em que confrontamos o conhecimento acadêmico com as contradições urbanas. Com isso, buscamos instaurar a contradição na universidade, não dissolvê-la na cidade, mas explorá-la, dando-lhes conteúdo e direcionamento político.
4- O Curso-Gratuito é uma forma concreta de produzir conhecimento que não seja mercadoria. Não se trata de um projeto filantrópico que visa iluminar os desfavorecidos com a Filosofia, tampouco de dar um verniz humanístico para a burguesia. O Curso-Gratuito é um modo de pensar, ensinar e fazer Filosofia.
Campinas, 29 de junho de 2005.
1- O Corujão é uma Escola no sentido clássico, que visa não a transmissão, mas a construção do conhecimento. Como Escola, não reproduz meramente a técnica da academia, embora sejamos herdeiros da Filosofia universitária brasileira.
2- A escola se organiza por meio de um Comitê aberto, formado por estudantes de graduação e pós-graduação e alunos da própria escola. O Comitê propõe e avalia as propostas de cursos de acordo com a presente Carta e com o perfil dos alunos. Apenas o Comitê reunido responde pelo Corujão.
3- O espaço da escola é a universidade e a cidade. Na universidade pública, cada vez mais espaço de uma minoria privilegiada, nosso objetivo é que a cidade a ocupe para que assuma seu caráter público. A cidade, por sua vez, vazia política e culturalmente, onde a única cultura existente assume a forma mercadoria nos shoppings e demais espaços da elite, é o lugar em que confrontamos o conhecimento acadêmico com as contradições urbanas. Com isso, buscamos instaurar a contradição na universidade, não dissolvê-la na cidade, mas explorá-la, dando-lhes conteúdo e direcionamento político.
4- O Curso-Gratuito é uma forma concreta de produzir conhecimento que não seja mercadoria. Não se trata de um projeto filantrópico que visa iluminar os desfavorecidos com a Filosofia, tampouco de dar um verniz humanístico para a burguesia. O Curso-Gratuito é um modo de pensar, ensinar e fazer Filosofia.
Campinas, 29 de junho de 2005.
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